Vantagens do Senepol

CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM DO SENEPOL UM INVESTIMENTO SEGURO

Os animais Senepol apresentam um rápido crescimento, isso favorece a pecuária de corte fazendo com que o ciclo de engorda seja muito curto. São características como a elevada capacidade de transformação de pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal) que deixa o gado pronto para o abate rapidamente, ou seja, com maturação de peso e carcaça frigorífica em idades ainda precoces. Em avaliações de GPD em centros de performance e confinamentos de campo apresenta ganhos diários de 1,5 a 2,5 Kg / Cabeça / dia, dependendo da idade de avaliação e do manejo nutricional. Desmama com 50 a 60% do peso da mãe aos oitos meses de idade em média. O bezerro durante á desmama são pesados, variando entre 220 Kg a 260 Kg fêmeas e 240 Kg a 300 Kg machos. O que permite a venda de bezerros com preço de 30 a 50% acima da média do mercado de reposição.

RENTABILIDADE

CRUZAMENTOS

O Senepol também é a raça perfeita para o cruzamento, Bezerro cruzado com Senepol chega a valer 40% a mais que o Zebu, gerando maiores resultados na produção, esse é um dos motivos do alto desempenho na venda de touros SENEPOL.

ANTECIPAÇÃO DO ABATE

Animais Provenientes de cruzamento Senepol são abatidos com 18@, ou seja, aproximadamente um ano antes dos outros animais de corte convencional, assim reduzindo as despesas com alimentação e manejo gerando assim um maior ganho para o investidor.

REDUÇÃO DE CUSTOS

O manejo com o Senepol preserva seu patrimônio, não destrói as instalações devido ser um animal muito dócil, evitando assim, gastos com mão de obra e com materiais para manutenção corretivas de cercas, currais, cochos, bretes etc.

SEGURANÇA

Reduz o índice de acidentes a zero, animal dócil durante o manejo preservando a integridade física dos funcionários evitando assim possíveis afastamentos e despesas com passivos trabalhistas.

RUSTICIDADE

Resistência ao calor: Pesquisas da USP e EMBRAPA comprovam que o Senepol é totalmente adaptado ao calor e possui temperatura corporal mais baixa que do Zebu, vacas e touros SENEPOL se mantem pastando independente da condição climática resultando em ganho de peso e produção de leite nos casos das fêmeas, favorecendo assim a desmama mais pesada de bezerros.

Manejo: Vacas e Touros SENEPOL puros e os cruzados não necessitam de manejo diferenciado, são criados a pasto normalmente sem exigências apresentando alto desempenho.

Resistência: Menor infestação de ectoparasitas (carrapatos e moscas), animal tropical.

Adaptabilidade: Um animal rústico e adaptado, sem incidência de câncer de pele e olho, com cascos escuros e resistentes a todo tipo de solo, Vacas e touros SENEPOL já fora testados em diversas regiões extremas do pais.

FERTILIDADE E PRECOCIDADE

Libido: Um touro cobre até 50 vacas a campo (comprovado por diversos criadores) é impressionante ver a destreza do TOURO SENEPOL para coberturas;

As vacas SENEPOL: possuem muita fertilidade produzindo facilmente um bezerro ao ano, sua alta fertilidade permite alcançar este resultado facilmente.

Longevidade: Fêmeas Senepol aos 18 anos ainda reproduzindo sem dificuldades;

Precocidade: Tourinhos SENEPOL e Novilhas SENEPOL iniciam sua idade reprodutiva muito cedo, na maioria dos casos mantendo a repetição de cio regularmente se tratando de fêmeas, assim contribuindo para aumento do índice de reprodução em sua propriedade.

HABILIDADE MATERNA

Facilidade de Parto: Seus filhos nascem com média de 30kg, Os touros SENEPOL são muito indicados inclusive para novilhas.

Maternal: As fêmeas Senepol são excelentes mães, é comum ver vários bezerros mamando na mesma matriz.

Docilidade: As fêmeas cruzadas com Senepol são dóceis e não atacam o vaqueiro (as crias podem ser manejadas sem risco).

UNIFORMIDADE

Padronização: Seus filhos são “vermelhos” gerando uniformidade no gado e mantendo a característica pelo fino ( pelo zero) além da padronização de carcaça.

Caráter Mocho: Padroniza e mocha até 90% da produção em cruzamentos entre zebus, eliminando a mão de obra com ”mochação” e possíveis acidentes durante o manejo.

Bezerros: seus filhos tem grande facilidade de nascimento, e possuem muita destreza após o nascimento, eliminando praticamente os índices de descarte com bezerros ruins.

QUALIDADE

Carne: Possui a carne mais macia entre os bovinos.

Saúde: Não possui gordura entranhada (marmoreio), apresentando uma carne saudável, macia e extremamente saborosa, alguns afirmam ser a proteína do futuro;

Área de olho de lombo: Nos cruzamentos com Senepol, 81,8 cm2 em média (USP).

Força do cisalhamento: Avaliação feita pela USP – 2,62 de força, resultando diretamente na maciez da carne.

Perda d’água no cozimento: Apenas 12,95%, confirmando a qualidade, sabor e suculência da carne.

Desmama pesada: No cruzamento com o Senepol a desmama varia entre 220kg e 260kg.

Carcaça: Testes realizados pela USP comprovam um rendimento médio de 54%.

EGS: Espessura de gordura subcutânea de 5,6mm em média, dados fornecidos pela USP, altamente cobiçada por frigoríficos.





ABATE TÉCNICO

O primeiro abate técnico do bovino Senepol foi realizado em julho de 2004 em Ipuá-SP no frigorífico Olhos D´água com a supervisão dos técnicos do grupo Albino Luchiari da USP de Pirassununga e apoio da ABCB Senepol.

Foram abatidos 15 animais provindos do cruzamento industrial de segunda geração onde o Senepol é cruzado com fêmeas 1/2 sangue resultando em 50% de Senepol, 25% de sangue Europeu e 25% de sangue Zebuíno.





Fonte: senepol.org.br

Entre em contato conosco:

(11) 2937-8353 | (11) 97989-7203

Ou nos mande um email através do formulário abaixo

Senepol PIATÃ a marca da GENÉTICA dentro de uma RAÇA!

FALE CONOSCO
Estamos aguardando seu contato!

* Campos Obrigatórios